quinta-feira, 24 de março de 2016

Os sete principais tipos de pontes

     

Definição de ponte pode ser entendido como "um corpo construído para permitir passagem de pedestres e veículos entre duas elevações, de modo que suporte a carga viva, carga morta e dinâmica em sua estrutura".

Quando falamos em pontes, logo imaginamos monumentos enormes e resistentes com uma engenharia diferencial atrás de seus projetos arquitetônicos e também, lembramos dos vários desastres já ocorridos ao longo da história.

                                                     (Fonte da imagem: Outdoor Travelling)




Ponte de suspensão

 

Ponte de suspensão simples no Canadá
Você já deve ter visto aquelas pontes somente com madeira e corda, certo? Dá até um frio na barriga em atravessá-las, pois demonstram instabilidade. Porém a história mudou e hoje a tecnologia está à favor desse modelo. Pontes suspensas podem ser projetadas com as distâncias mais longas do qualquer tipo de ponte: podem chegar até aproximadamente 2.100 metros de comprimento.
As pontes suspensas modernas utilizam em sua estrutura fios de aço de alta resistência entrelaçados uns aos outros, de modo a formarem um cabo forte que suporte o peso da estrada. Um único cabo pode conter milhares de cabos individuais de aço. A ponte suspensa mais longa já construída se chama Akashi Kaikyo, localizada no Japão e mede 1.991 m de comprimento.

 

Ponte de Arco

 

Zhijinghe - a ponte em arco mais alta do mundo
Usadas a milhares de anos, as pontes em arco são excelentes estruturas para suporte de carga, e exemplos da sua construção podiam ser vistos desde a Roma Antiga. Elas possuem uma força natural considerável, já que seus métodos de construção criam um tipo de empurrão e um torque natural nos materiais da estrutura. 

Na antiguidade, as pontes de arco eram feitas de pedra ou de tijolos, agora com a modernidade são construídas com concreto e aço pelos engenheiros.

 

Pontes Cantiléver

     
A ponte tipo cantiléver é feita de estruturas com o mesmo nome: os cantiléveres. Sua composição se dá em uma viga que tem um pilar em apenas uma das pontas, como se fosse uma plataforma de mergulho ou trampolim. Uma estrutura de muitas barras confere força adicional à viga, como numa ponte de treliças. Pelo menos duas dessas vigas se estendem em direção uma à outra, formando a ponte.


Ponte de Quebec, Canada

  Pontes em Viga




As pontes em viga são as mais antigas do mundo e consiste basicamente em uma estrutura horizontal com suporte em cada extremidade das elevações. Podem ter apoio de pilares dependendo do tamanho do seu vão. Um exemplo primitivo na forma mais simples, seria um tronco de árvore sobre um riacho. São geralmente construídas de madeira ou de metal.

 

Ponte Estaiada

 

Similares às pontes suspensas, as pontes estaiadas utilizam cabos curtos curtos fixados em um design de ventilador ou de "harpa". Esses cabos estão conectados diretamente com a ponte a partir de uma ou de várias torres de alta tensão paralelas ao comprimento da ponte.


Ponte estaiada Octavio Frias - São Paulo

 

Ponte de Treliças

 

Ponte de treliças sendo transportada
Uma treliça é uma estrutura composta por cinco ou mais unidades triangulares construídas com elementos retos cujas extremidades são ligadas em pontos conhecidos como nós. A denominação treliça plana deve-se ao fato de todos os elementos do conjunto pertencerem a um único plano.

Essa série de barras conectadas por rótulas ou nós, são apoiadas em vigas de aço com finalidade de suportar o vão da ponte distribuindo seu peso entre os nós. Esse design é comumente incorporado a outros tipos de pontes para formar uma espécie de ponte híbrida. As pontes de treliças usualmente se incorporam aos designs das pontes cantiléver, de arco e de viga.

 

Pontes móveis e/ou flutuantes


  
  
Alguns tipos de pontes são móveis. Outras, como as pontes basculares ou levadiças, se abrem para cima, para permitir a passagem de navios altos. Algumas podem girar lateralmente. Outras ainda, chamadas pontes flutuantes, flutuam sobre a água.

As pontes móveis são geralmente construídas para ficarem sobre cursos de águas navegáveis para que os botes e as embarcações possam atravessá-los. A ponte levadiça é o tipo de ponte móvel mais antigo, mas há muitos outros desde os que utilizam um elevador para levantar a seção móvel até os tipos que submergem a parte móvel e os que a enrolam.




 
Ponte móvel Newcastle Gateshead Millennium Bridge


Um comentário: