segunda-feira, 28 de março de 2016

Aprenda Inglês Online gratuito!

Você está cansado de saber que precisa falar inglês para conseguir um bom emprego ou ganhar aquela promoção, mas insiste em um tipo de auto-sabotagem, em que você empurra esse assunto com a barriga e se convence de que não tem tempo nem dinheiro para investir nisso agora.
Acertei? Pois então, prepare-se para resolver essa pendência de uma vez por todas. Confira a seguir algumas formas online e gratuitas para aprender e aprimorar o seu inglês. Pode acreditar, estudar vai dar menos trabalho do que arrumar uma nova desculpa!

Inglês com Duolingo

Você pode começar a utilizar este serviço preenchendo um pequeno cadastro ou utilizando o próprio login do Facebook. A partir daí, esteja pronto para se surpreender (positivamente, claro). O Duolingo oferece lições muito bem organizadas e divididas de acordo com o seu nível de conhecimento do idioma, desde o básico até o mais avançado. Um recurso interessante é o reconhecimento de voz.
Com ele, além de ouvir e escrever, você “fala” e o programa reconhece se o seu inglês estava compreensível ou não. Além disso, você pode estudar pelo browser do computador ou por aplicativos. Basta fazer o login no dispositivo que escolher e continuar exatamente de onde parou. Ele sincroniza tudo.

BBC

Para quem já tem um bom conhecimento de inglês e precisa ganhar vocabulário em assuntos cotidianos, este site da BBC é sensacional. Ele utiliza as próprias notícias da rede britânica como material de aula.
A noticia em áudio traz a transcrição em inglês e destaca algumas palavras e expressões, também em texto e áudio. Para notícias em vídeo há transcrição em português e inglês, exercícios e respostas. O sotaque, claro, é bem britânico.

Livemocha

Para quem curte rede social, o Livemocha pode ser uma boa. Ele é uma rede específica para quem quer aprender e ensinar idiomas e combina lições tradicionais com atividades interativas entre os inscritos. São muitos membros espalhados por vários países. A comunidade oferece tanto cursos gratuitos quanto pagos.

Cíntia Disse

O canal Cíntia Disse, do Youtube, traz alguns vídeos bacanas e engraçadinhos com dicas de inglês bem práticas. Ela conta, por exemplo, como aprendeu inglês, explica por que você não deve traduzir as coisas e nem dizer what? quando não entendeu alguma coisa. Há também um vídeo interessante sobre falsos cognatos.


Learn English

Muito bem organizado, o British Concil, organização educacional e sem fins lucrativos, oferece várias formas de aprender o idioma, com jogos, histórias, vídeos, podcasts e, claro, exercícios de gramática. O mais interessante é que ele tem material específico para quem está se preparando para os testes de proficiência do IELTS (International English Language Testing System) e também para quem precisa de inglês para empresas e negócios. Tem inclusive uma série de vídeos sobre entrevistas de emprego.


Learn American English Online

Quem faz questão de aprender “inglês americano” pode contar com este site. No início, ele pode parecer confuso, mas, com um pouco de boa vontade, é possível ver que suas lições são bem divididas e organizadas. Ele tem muitos vídeos e áudios e ainda oferece um recurso interessante de reading, em que você grava a sua voz e depois pode comparar o resultado da sua leitura com a leitura de um nativo.
Vamos começar?

CAR - Cadastro Ambiental Rural

Sobre o CAR...

 

O que é o CAR?

 

O Cadastro Ambiental Rural – CAR é um registro público, eletrônico, de abrangência nacional feito junto ao órgão ambiental competente. Criado pelo Novo Código Florestal Brasileiro, Lei n.º 12.651, de 25 de maio de 2012, e regulamentado pelo Decreto nº 7.830, de 17 de outubro de 2012, o registro é obrigatório para todos os imóveis rurais e tem como finalidade integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Benefícios:


Além de possibilitar o planejamento ambiental e econômico do uso e ocupação do imóvel rural, a inscrição no CAR, acompanhada de compromisso de regularização ambiental quando for o caso, é pré-requisito para acesso à emissão das Cotas de Reserva Ambiental e aos benefícios previstos nos Programas de Regularização Ambiental – PRA e de Apoio e Incentivo à Preservação e Recuperação do Meio Ambiente, ambos definidos pela Lei 12.651/12. Dentre os benefícios desses programas pode-se citar:

  • Possibilidade de regularização das APP e/ou Reserva Legal vegetação natural suprimida ou alterada até 22/07/2008 no imóvel rural, sem autuação por infração administrativa ou crime ambiental;
  • Suspensão de sanções em função de infrações administrativas por supressão irregular de vegetação em áreas de APP, Reserva Legal e de uso restrito, cometidas até 22/07/2008;
  • Obtenção de crédito agrícola, em todas as suas modalidades, com taxas de juros menores, bem como limites e prazos maiores que o praticado no mercado;
  • Contratação do seguro agrícola em condições melhores que as praticadas no mercado;
  • Dedução das Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal e de uso restrito base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural-ITR, gerando créditos tributários;
  • Linhas de financiamento atender iniciativas de preservação voluntária de vegetação nativa, proteção de espécies da flora nativa ameaçadas de extinção, manejo florestal e agroflorestal sustentável realizados na propriedade ou posse rural, ou recuperação de áreas degradadas; e
  • Isenção de impostos para os principais insumos e equipamentos, tais como: fio de arame, postes de madeira tratada, bombas d’água, trado de perfuração do solo, dentre outros utilizados para os processos de recuperação e manutenção das Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal e de uso restrito.

 

Documentos necessários para se cadastrar:

 

Dados pessoais do cadastrante:

 

  • Nome;
  • CPF;
  • Data de Nascimento;
  • Nome da Mãe;
  • Telefone;
  • Email;
  • Endereço.

 

Dados do(s) proprietário(s):

 

  • Pessoa Física: Nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe do proprietário, telefone, e-mail e o endereço de todos os proprietários;
  • Pessoa Jurídica: CNPJ, Nome da empresa, Nome Fantasia, telefone, email, endereço e dados do representante legal, Nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe, telefone, email e endereço.

 

Dados do imóvel:

 

  • Área da propriedade, indicada na(s) matrícula(s) ou no documento de posse;
  • Número gerado no SNCR, para imóveis rurais (composto por 13 dígitos contido no CCIR);
  • Número do Certificado GEO no Incra (caso possua);
  • Endereço da propriedade;
  • Descrição de acesso;
  • Endereço para correspondência;
  • Atividades desenvolvidas no imóvel.

Fontes: http://www.meioambiente.mg.gov.br/cadastro-ambiental-rural
               http://www.car.mg.gov.br/#/site/sobreocar

quinta-feira, 24 de março de 2016

Os sete principais tipos de pontes

     

Definição de ponte pode ser entendido como "um corpo construído para permitir passagem de pedestres e veículos entre duas elevações, de modo que suporte a carga viva, carga morta e dinâmica em sua estrutura".

Quando falamos em pontes, logo imaginamos monumentos enormes e resistentes com uma engenharia diferencial atrás de seus projetos arquitetônicos e também, lembramos dos vários desastres já ocorridos ao longo da história.

                                                     (Fonte da imagem: Outdoor Travelling)




Ponte de suspensão

 

Ponte de suspensão simples no Canadá
Você já deve ter visto aquelas pontes somente com madeira e corda, certo? Dá até um frio na barriga em atravessá-las, pois demonstram instabilidade. Porém a história mudou e hoje a tecnologia está à favor desse modelo. Pontes suspensas podem ser projetadas com as distâncias mais longas do qualquer tipo de ponte: podem chegar até aproximadamente 2.100 metros de comprimento.
As pontes suspensas modernas utilizam em sua estrutura fios de aço de alta resistência entrelaçados uns aos outros, de modo a formarem um cabo forte que suporte o peso da estrada. Um único cabo pode conter milhares de cabos individuais de aço. A ponte suspensa mais longa já construída se chama Akashi Kaikyo, localizada no Japão e mede 1.991 m de comprimento.

 

Ponte de Arco

 

Zhijinghe - a ponte em arco mais alta do mundo
Usadas a milhares de anos, as pontes em arco são excelentes estruturas para suporte de carga, e exemplos da sua construção podiam ser vistos desde a Roma Antiga. Elas possuem uma força natural considerável, já que seus métodos de construção criam um tipo de empurrão e um torque natural nos materiais da estrutura. 

Na antiguidade, as pontes de arco eram feitas de pedra ou de tijolos, agora com a modernidade são construídas com concreto e aço pelos engenheiros.

 

Pontes Cantiléver

     
A ponte tipo cantiléver é feita de estruturas com o mesmo nome: os cantiléveres. Sua composição se dá em uma viga que tem um pilar em apenas uma das pontas, como se fosse uma plataforma de mergulho ou trampolim. Uma estrutura de muitas barras confere força adicional à viga, como numa ponte de treliças. Pelo menos duas dessas vigas se estendem em direção uma à outra, formando a ponte.


Ponte de Quebec, Canada

  Pontes em Viga




As pontes em viga são as mais antigas do mundo e consiste basicamente em uma estrutura horizontal com suporte em cada extremidade das elevações. Podem ter apoio de pilares dependendo do tamanho do seu vão. Um exemplo primitivo na forma mais simples, seria um tronco de árvore sobre um riacho. São geralmente construídas de madeira ou de metal.

 

Ponte Estaiada

 

Similares às pontes suspensas, as pontes estaiadas utilizam cabos curtos curtos fixados em um design de ventilador ou de "harpa". Esses cabos estão conectados diretamente com a ponte a partir de uma ou de várias torres de alta tensão paralelas ao comprimento da ponte.


Ponte estaiada Octavio Frias - São Paulo

 

Ponte de Treliças

 

Ponte de treliças sendo transportada
Uma treliça é uma estrutura composta por cinco ou mais unidades triangulares construídas com elementos retos cujas extremidades são ligadas em pontos conhecidos como nós. A denominação treliça plana deve-se ao fato de todos os elementos do conjunto pertencerem a um único plano.

Essa série de barras conectadas por rótulas ou nós, são apoiadas em vigas de aço com finalidade de suportar o vão da ponte distribuindo seu peso entre os nós. Esse design é comumente incorporado a outros tipos de pontes para formar uma espécie de ponte híbrida. As pontes de treliças usualmente se incorporam aos designs das pontes cantiléver, de arco e de viga.

 

Pontes móveis e/ou flutuantes


  
  
Alguns tipos de pontes são móveis. Outras, como as pontes basculares ou levadiças, se abrem para cima, para permitir a passagem de navios altos. Algumas podem girar lateralmente. Outras ainda, chamadas pontes flutuantes, flutuam sobre a água.

As pontes móveis são geralmente construídas para ficarem sobre cursos de águas navegáveis para que os botes e as embarcações possam atravessá-los. A ponte levadiça é o tipo de ponte móvel mais antigo, mas há muitos outros desde os que utilizam um elevador para levantar a seção móvel até os tipos que submergem a parte móvel e os que a enrolam.




 
Ponte móvel Newcastle Gateshead Millennium Bridge


Construção Civil e Ambiental

Olá caro visitante!


          Nosso blog será o seu cafofo durante sua jornada acadêmica! Com foco na construção civil e ambiental, abordaremos temas de diversas disciplinas da Engenharia, redações sobre cotidianos vividos em obra e no campo, recomendações de livros imprescindíveis para um futuro profissional, além de trabalhos acadêmicos prontos!

          Você que ingressou agora na faculdade, de fato deve possuir 1001 dúvidas! " - Nossa, achei que seria mais fácil. É isso mesmo que eu quero?"... "O que é isso que o professor pediu, nunca ouvi falar, onde pesquiso conteúdo?"...

          Aqui você encontrará assuntos que te ajudarão na sua jornada acadêmica e complementarão o seu aprendizado. Bem-vindo!